Seja bem vindo à nosso site

Sua atitude pode incomodar pessoas!

“Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus”
(Neemias 4.1).

Interessante é ver que nem o texto e o contexto do relato de Neemias mostram o que o mesmo tenha feito contra Sambalate, muito pelo contrário, a Escritura Sagrada narra que simplesmente por saber da reconstrução do muro, nasceu a ira em seu coração. Então vem a confusão mental, por que a perseguição de Sambalate a uma pessoa que nada o fez? Nosso senso de justiça dispara.

É possível perceber que Sambalate emprega energia para tentar destruir Neemias que, por sua vez, nem estava se importando com seu opositor. Nenhum mal tinha intentado contra Sambalate, mas simplesmente obedeceu a Deus em seu coração e foi reerguer a história, a dignidade e a proteção de um povo. Além de atitudes estúpidas, Sambalate peca ao escarnecer do projeto de Deus para Neemias.

É possível aprender a partir do relato bíblico que mesmo sem nada de mal fazer ao próximo, cumprir um projeto divino carrega consigo a probabilidade de levante de opositores. Porém devemos fazer como Neemias, isto é, focar na Palavra de Deus, preparar-se para a oposição, e estar certo de que aqueles que são contra a vontade de Deus serão julgados por Ele.

Podemos, ainda, destacar que as motivações da oposição podem ser inúmeras, mas não necessariamente terão fundamento. Apenas a notícia de um projeto divino pode levantar alguém contra nós. Que possamos aprender com Neemias a focar nos projetos de Deus, e deixar a oposição nas mão do justo Juiz.

Oração

Pai, esteja ao nosso lado, e que através da Sua direção, seja possível focar nos Seus projetos e confiar que a justiça e misericórdia vem do Senhor, e que todo aquele que se levantar, assim fará apenas para cair! Que possamos ser fiéis ao Teu chamado e firmes em Seus propósitos, pois melhor que iniciar um projeto é concluir o mesmo, amém.

por Eduardo Macedo

Autor