Seja bem vindo à nosso site

Se já ressuscitastes com Cristo

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”(Colossenses 3:1-3)

Neste texto glorioso Paulo fala aos que já ressuscitaram com Cristo. Mas quem são estes? Uma coisa está bem clara, só pode ressuscitar aquele que já morreu. Por isso ele diz: “Porque já estais mortos”. Mas de que forma morreram? Morreram para o mundo e para o pecado (Gálatas 6:14), (Romanos 6:5,6). Só aquele que morre para o mundo e para o pecado pode ressuscitar para uma nova vida com Cristo.

Mas note que ao dizer: “Se já ressuscitastes” o Espírito Santo, que falou aqui por Paulo, está nos levando a uma reflexão. Uma reflexão para respondermos a nós mesmos se realmente já experimentamos este renascimento com Cristo. Na sequência deste trecho das escrituras o Espírito nos revela três características que são próprias daquele que ressuscitou com o Senhor. Se acharmos estas coisas em nós, se verificarmos que as desejamos e as buscamos, é porque já estamos mortos para o pecado e vivos em Cristo Jesus.

A primeira característica daquele que ressuscitou com Cristo é desejar as coisas que são do céu. Ele busca as coisas que são de cima. Ele está mais interessado nas coisas que não se pode ver do que nas que vemos “…porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4:18). Ele sabe que se buscar as coisas que são de cima, as daqui serão mera consequência (Mateus 6:33).

A segunda característica daquele que ressuscitou com Cristo é pensar nas coisas que são de cima. Aquilo que ocupa a nossa mente é o que dirige os nossos passos, por isso aquele que já ressuscitou com Cristo não pode estar com sua cabeça cheia das coisas deste mundo. A ordem da Palavra de Deus é que pensemos em tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, que tem virtude e que é digno de louvor (Filipenses 4:8). Ou seja, coisas que só “…vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

A terceira característica daquele que ressuscitou com Cristo é que ele está com a sua vida escondida com Cristo em Deus. E quando nós estamos escondidos em Deus, de duas coisas estamos livres: Estamos livres do domínio do pecado (1 João 3:6), nós não o suportamos porque não pertencemos mais a ele. E estamos livres também do mal (Salmos 91:1), quando estamos guardados em Deus só acontece conosco aquilo que Ele permitir, e a vontade do Pai celestial para nós é sempre o melhor.

Me esforçando para buscar o que é de cima, para pensar continuamente no que é do alto, para estar escondido em Deus em todo tempo. Pois assim, não terei dúvida de que permaneço ressuscitado com Cristo.

por Sidone Gouveia

Autor