Seja bem vindo à nosso site

Posso enfrentar qualquer situação

biblia2-800Esta famosa declaração de fé faz parte da carta enviada pelo apóstolo Paulo aos filipenses. Ele passava por lutas e dificuldades, inclusive financeiras, e pôde testemunhar sobre como tinha aprendido a viver e vencer em toda e qualquer circunstância.

Todos nós também passamos por desafios de fé, que vão desde crises e dificuldades normais da vida, como incertezas do desemprego, o medo da violência e da doença, até os desafios em servir ao Senhor, como ser testemunha dele, liderar uma célula, multiplicá-la ou encarar as implicações de um chamado missionário mais radical. A vida nos impõe constantes desafios. Obviamente, todos nós desejamos superá-los e vencê-los, já que a vitória faz parte do ideário de todos nós. Ninguém sonha com o fracasso ou deseja a derrota. Todos queremos vencer. E o apóstolo Paulo, grande homem de Deus, revela o seu segredo: tudo posso naquele que me fortalece, Filipenses 4.13. Um versículo que pode ser dividido em duas partes: “tudo posso” e “naquele que me fortalece”. O mundo declara com orgulho e confiança “tudo posso” e pronto. O cristão corrige, com humildade temperada pela fé em Jesus, e diz: “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (NTLH). Podemos confiar que Deus nos dará a força que precisamos. Basta caminharmos com Jesus.

Note que Paulo só disse isso por causa de problemas que enfrentava. Ninguém gosta de problemas ou de testes de fé, mas se não temos desafios a vencer além das nossas forças, não precisamos de Deus. Você não pode se qualificar para um milagre a não ser que precise muito dele. Davi não teria visto Golias cair se não tivesse entrado na batalha. A conquista não está no tamanho do problema, mas no tamanho do Deus que conseguimos enxergar com os olhos da fé. São as lutas e desafios da vida que o Espírito Santo usa para abrir os nossos olhos espirituais e nos fazer enxergar o nosso Deus Todo Poderoso.

Tudo posso…

nos fala de problemas, mas nos fala também da graça de Deus. Só quem é fraco pode dizer “tudo posso naquele que me fortalece”. Quanto maior for o seu desafio ou a sua tarefa, maior será a medida de graça que Deus liberará e consequentemente, maior será a provisão. Se a tarefa está ao seu alcance, você mesmo pode realizá-la e não precisa de Deus. Mas Deus sempre está buscando alguém que diga: “eu não dou conta”. Somente depois de constatar que não damos conta é que poderemos dizer que tudo podemos naquele que nos fortalece. Somos o que somos e fazemos o que fazemos pela graça de Deus que opera em nós.

Tudo posso…

também é uma atitude poderosa que nos tira da mediocridade dominante em nossos dias. Nosso padrão não pode ser o colega ao nosso lado, o líder ao lado ou até mesmo a média de cristianismo ao nosso redor. Nosso padrão não é a média; nosso padrão é Jesus. Nosso alvo são as ricas promessas de Deus que existem para serem realidade em nossa vida e não apenas decorar as páginas da Bíblia. Por que nos contentarmos com tão pouco? Com sua afirmação, o apóstolo Paulo nos desafia a vivermos toda a nossa vida debaixo de um tipo benéfico de insatisfação, um descontentamento santo que nos faça almejar sempre mais de Deus.

Tudo posso…

nos leva ainda a sonhar com um serviço para Deus, um ministério, que vá muito além das nossas forças ou da nossa capacidade pessoal. Alguns sempre dizem: “Ah, eu dou conta de fazer apenas isto aqui, mas aquilo ali está além das minhas forças”. Bem, de acordo com este princípio, com a força que Cristo nos dá, podemos enfrentar qualquer situação. A genuína obra de Deus é feita por Deus, na força que ele dá.

Podemos concluir que, se tudo o que temos feito tem sido na medida das nossas próprias forças, ainda não aprendemos a receber e usar a força que Deus dá. Creio que estaremos sempre preparados para qualquer tempo de crise ou para novos desafios de liderança e ministério, se cremos na Palavra de Deus que afirma: tudo posso naquele que me fortalece. Está na hora de buscarmos a unção de Deus para o incomum, para o sobrenatural, para sairmos do mediano, da oração normal, da pregação normal, da multiplicação normal, e edificarmos uma vida, uma família, uma profissão e uma Célula que tenham a marca do poder de Deus. Só é obra de Deus quando você perde o controle, e Deus o assume. Conquiste vitórias pela fé na Palavra de Deus que afirma: com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Paulo podia, eu posso e você também pode. Como disse o rei Josafá: Escutem-me, povo de Deus! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão vitória. 2 Cr 20.20. Assim seja.

por Paulo Mazoni

Autor