Seja bem vindo à nosso site

Por que é tão importante ler a Bíblia?

downloadA Bíblia é o livro mais importante já escrito; sem dúvida uma obra literária de influência mundial, com bilhões de exemplares publicados. Podemos dizer que a Bíblia moldou de uma maneira profunda a sociedade em que vivemos. Só para se ter uma ideia, os Estados Unidos foram fundados basicamente sobre princípios extraídos da Bíblia.

O ideal bíblico da indissolubilidade do casamento e da dignidade do homem, da mulher e da criança, proporcionou um alicerce fortíssimo para a família. A Bíblia ensina sobre a responsabilidade de patrões e empregados; descarta qualquer tipo de discriminação racial, pois declara que não se pode fazer acepção de pessoas (Tg 2:8-9). A influência que a Bíblia exerceu sobre as nossas leis, aquilo que é considerado legal ou ilegal, é inegável. Essa influência da Bíblia estende-se também às causas humanitárias. O cristianismo tem feito pelos pobres mais do que qualquer outra forma de ajuda organizada no mundo. Na área da educação, a influência do cristianismo também é enorme. Muitas universidades no mundo foram fundadas para que as escrituras fossem conhecidas. Não fosse a Bíblia, o mundo teria um número muito menor de pessoas alfabetizadas. Além disso, também é forte a influência do cristianismo nas artes, literatura e música.

A razão de tamanha influência não é outra senão pelo fato da Bíblia ser a palavra de Deus. A Bíblia é o único livro que afirma: “Assim diz o Senhor”. Ela foi escrita por homens inspirados por Deus, como declarou o apóstolo Pedro: … saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (1 Pe 1.20-21). Através da Bíblia, Deus se revela ao homem manifestando seu amor e seu plano para a sua criação.

A inspiração divina da Bíblia é reforçada pelo fato de que ela é o único livro do mundo que tem profecias claramente cumpridas centenas de anos após terem sido proferidas. Citamos algumas a respeito de Jesus: seu nascimento virginal e em Belém; sua descendência de Davi; a traição de Judas; seu sofrimento na cruz e sua ressurreição; todas elas estão claramente previstas no Antigo Testamento e cumpridas no Novo Testamento.

Some-se a isso o fato de que muitas e muitas vidas foram transformadas quando decidiram seguir os princípios bíblicos. Os discípulos mudaram, figuras conhecidas na história humana mudaram. Milhões de pessoas podem dizer que suas vidas mudaram.

Além disso, os manuscritos antigos que deram origem à Bíblia que temos hoje são considerados totalmente confiáveis, seja pela quantidade existente bem como pela idade. Apenas do Novo Testamento existem mais de 5 mil manuscritos, e os mais antigos tem apenas cem anos a mais do que o texto original. Quando os manuscritos bíblicos do Mar Morto foram descobertos, em 1947, verificou-se que eles tinham sido escritos 1000 anos antes que aqueles conhecidos até então e não havia diferença entre eles. Esse fato reforçou a confiabilidade dos manuscritos bíblicos.

Toda essa narrativa já seria suficiente argumento para nos deixar sedentos e fazer com que corramos para a leitura da Bíblia. Mas ainda é necessário mencionar alguns benefícios da leitura da palavra, envolvendo aspectos práticos da vida. O apóstolo Paulo afirmou que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17).

Saiba que a Palavra de Deus tem poder. Poder para edificar uma vida inabalável (Mt 7.24); para evitar o pecado (Sl 119.11); para discernir os propósitos do coração (Hb 4.12) e por ser uma arma de guerra (Ef 6.17).

Não deixe de ler a Bíblia. Esse é um dos mais importantes encargos que devemos ter. Lendo-a, vamos receber a vida de Deus, pois Jesus afirmou:“as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63).

por Pr. Magid Saab

Autor