Seja bem vindo à nosso site

Bênçãos oriundas da Palavra.

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” (Romanos 15:4)

O que pode acontecer com aquele que lê a bíblia? O que a bíblia produz na vida daquele que a pratica?

Aqui Paulo, pelo Espírito Santo, nos apresenta algumas bênçãos que nos advém pela poderosa Palavra de Deus, a bíblia sagrada.

São apenas algumas, não está aqui tudo que nos oferece o livro santo, mas trata-se de bênçãos importantíssimas para o crente, pois elas o capacitam para viver uma vida espiritual vitoriosa.

A benção do conhecimento espiritual

Em primeiro lugar temos a benção do conhecimento espiritual, Paulo diz que a Bíblia foi escrita “para nosso ensino”, para que nós pudéssemos aprender os segredos de Deus. E é por isso que está escrito na Palavra que “nós temos a mente de Cristo.”

O conhecimento espiritual que a Palavra de Deus produz é essencial na vida do crente. Isso está muito claro no alerta que nos faz o profeta Oséias: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…” (Oséias 4:6).

Só com o conhecimento espiritual que nos proporciona as escrituras é que teremos condições de vencer o inimigo. Isso quem nos ensinou foi o próprio Senhor Jesus, que ao ser tentado respondia ao adversário: “Vai-te, Satanás, porque está escrito…” Quando conhecemos o que está escrito na palavra, temos condições de expulsar o inimigo das nossas vidas!

A Benção ou virtude da paciência

Depois da benção do conhecimento espiritual, a palavra produz em nós a virtude da paciência: “pela paciência… das Escrituras”. Para que serve esta virtude da paciência que a Palavra produz em nós? É ela que nos capacita para suportar as tribulações (Rm12. 12) e para aguardar firmes a vinda do Senhor. (Tg5.7)

Essa paciência também pode ser chamada de perseverança. É a virtude de não desistir das promessas de Deus, de não arredar o pé da posição da benção, mas de seguir crendo e confiando na fidelidade do Senhor.

A benção da consolação das Escrituras

Outra benção ao nosso dispor é a “consolação das Escrituras”. O objetivo de toda profecia é edificar, exortar e consolar; como a bíblia é a profecia por excelência e a fiel palavra de Deus, nela encontramos consolo mais do que em qualquer outro lugar.

Era assim, também, que obtinha consolo o homem segundo o coração de Deus: “Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.” (Salmos 119:52) Diante das aflições que enfrentamos hoje, só há um lugar para alcançarmos consolo para nossas almas abatidas. Apenas no manancial de vida, que é a Palavra do nosso Deus, poderemos saciar a sede das nossas almas.

A benção da esperança

E por ultimo vem a “esperança”, a bíblia atua em nossas vidas para que “tenhamos esperança” , para que jamais venhamos deixar de crer nas infalíveis promessas de Deus. Pois “a esperança não traz confusão”  (Romanos 5:5), mas antes nos mantém firmados na presença do Pai.

Para Deus a esperança nunca morre, ele é capaz de fazer qualquer coisa ressurgir das cinzas. “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” (Jó 14:7-9) Só o nosso Deus é capaz de fazer estas coisas, de renovar na sua vida todas as esperanças perdidas.

Mas agora é importante saber que todas estas bênçãos advindas da palavra…o conhecimento espiritual, a  paciência, a consolação e a esperança apenas estão à disposição daqueles que não são meros leitores, mas sobretudo, praticantes da Palavra de Deus. Só “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no que realizar.” (Tiago 1:25) E você… Quer em tudo ser uma bênção?

Sob a Graça de Cristo Jesus

por Sidone Gouveia

Autor